Tribunal fará nova auditoria das urnas para o 2º turno

Tribunal fará nova auditoria das urnas para o 2º turno

imagem-auditoria-2turno
Tribunal fará nova auditoria das urnas para o 2º turno

No próximo sábado (27), véspera do segundo turno das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas vai sortear 6 (SEIS) seções eleitorais do Estado, cujas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos. A audiência pública de sorteio ocorrerá no Centro de Divulgação das Eleições - CDE (4º andar do edifício-sede), a partir das 9h, e será transmitida, ao vivo, pela internet, no canal do TRE-AM no Youtube.

O juiz Marco Antônio Pinto da Costa, presidente da Comissão de Auditoria do Voto Eletrônico, conduzirá os trabalhos. Foram convidados para participar do evento o Ministério Público, partidos políticos e coligações, entidades representativas da sociedade e demais interessados.

Vale lembrar que, das seis urnas a serem sorteadas, as três primeiras serão encaminhadas ao TRE para a Auditoria de Funcionamento em Condições Normais de Uso. Essas urnas, independentemente de sua localização, serão imediatamente trazidas à sede do tribunal e serão substituídas por urnas de reserva das respectivas zonas eleitorais. As outras três serão levadas às suas respectivas Zonas Eleitorais, onde os sistemas serão testados.

Enquanto nas Eleições passadas foram sorteadas três seções eleitorais no Amazonas, neste ano serão sorteadas seis, entre as quais uma pertence à Zona Eleitoral do Interior - dentro da Região Metropolitana. Do mesmo modo que em eleições anteriores, é vedado o sorteio de mais de uma seção por Zona Eleitoral.

Saiba como funciona a Auditoria da Votação Eletrônica

A auditoria da votação eletrônica é realizada no mesmo dia do pleito. Trata-se de uma auditoria por meio de amostragem, realizada com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

O objetivo é comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel. Tudo é feito em um ambiente filmado (ao vivo) e fiscalizado.

No domingo, após a emissão da zerésima (relatório que comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica), serão iniciados os trabalhos de auditoria. Um membro da comissão ‘canta’ os nomes dos candidatos anotados nas cédulas de papel e outro membro digita na urna eletrônica – com todos os procedimentos filmados e acompanhados pelos fiscais.

Às 17h será encerrada a votação, mesmo que a totalidade das cédulas não tenha sido digitada, adotando a Comissão de Auditoria as providências necessárias para a conferência dos resultados obtidos nas urnas verificadas.

Saiba o que é a auditoria em tempo real

Nos mesmos moldes do 1º turno, o TRE-AM também realizará a auditoria em tempo real, de três urnas eletrônicas, que também serão escolhidas por sorteio.

Neste caso, as urnas vão permanecer na respectiva seção, ou seja, no local de votação.

Contudo, antes de emitir a zerésima e antes de iniciar o processo de votação, o juiz eleitoral da zona correspondente vai até o local, acompanhado de fiscais de partidos/coligações e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados na Justiça Eleitoral, no início de setembro, conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido