Jurista Júnior Fernandes é empossado membro da Corte do TRE/AM

Jurista Júnior Fernandes é empossado membro da Corte do TRE/AM

posse-Jurista

Em Sessão Solene, realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), tomou posse o Dr. José Fernandes Júnior, no cargo de Juiz titular da Egrégia Corte Eleitoral, na categoria de jurista, para o biênio 2018/2020.

A Sessão Solene, que contou com a presença de várias autoridades do meio jurídico e político amazonense, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, Des. Yedo Simões.

O Juiz, Abraham Peixoto Campos Filho, membro da Corte do Tribunal, proferiu o discurso de boas-vindas ao mais novo titular da Corte Eleitoral do Amazonas, nos seguintes termos:

“Coube-me a grata incumbência de proferir algumas palavras no sentido de saudar e acolher o eminente Dr. José Fernandes Junior, em nomes dos membros dessa egrégia Corte Eleitoral, por ocasião de sua posse, o que ora faço com enorme satisfação.

Inicio rememorando que da Justiça Eleitoral vem sendo exigida atuação cada vez mais firme no sentido de garantir eleições livres e resguardadas de todo e qualquer abuso, seja político ou econômico, de modo a resultar na mais absoluta e cristalina vontade da sociedade externada por meio do voto.

E nesse desiderato que a exp3riencia na seara eleitoral, qualidade inerente a Vossa Excelência, conduzem-nos a certeza de que a Justiça Eleitoral passa a contar com mais um qualificado julgador. Sua trajetória, a de lhe guiar para uma notável atuação junto ao Poder Judiciário Eleitoral do Amazonas, sua contribuição trará, sem sombra de dúvidas, belíssimos frutos a enriquecer ainda mais a história desse Regional”.

E disse mais: “O nobre juiz que ora ocupa assento nesta Corte é um apaixonado pelo Direito Eleitoral, pela família e pelos amigos. Assim é reconhecido no meio social em que vivemos. Abraçou o direito eleitoral tão logo saiu dos bancos da faculdade, deixando antever sua habilidade nesse brilhante ramo do direito. O novo membro da Corte é também um apreciador das novas tecnologias a serviço do mundo jurídico, o que nos leva a certeza de que virá a colaborar e muito nas atividades desse tribunal por acreditar que no futuro breve os papeis serão abolidos do mundo jurídico em favor das tecnologias da informação, de modo a facilitar a vida de todos os atores da seara eleitoral e tornar os processos mais céleres e seguros”.

Ao final, disse: “Este novo membro da Corte, homem simples, mas de firme trato, estudioso e trabalhador, vem certamente ao encontro do norte da atuação deste tribunal na busca permanente pela realização plena da cidadania e da democracia por meio de eleições limpas. Assim, acredito que a responsabilidade dessa nova missão será realizada dentro do mais absoluto profissionalismo”.

Dada a palavra ao empossado, Dr. Júlio Fernandes, o mesmo assim se manifestou: “

“Muitíssimo honrado pela minha indicação para compor este Regional na condição de juiz pela Classe dos Advogados. Minhas palavras iniciais, primeiramente, são de agradecimento a Deus, por ter me permitido alcançar mais essa conquista na minha vida profissional. Como não poderia deixar de ser, agradeço também aos meus familiares, o que faço na pessoa da minha bela e amada esposa e de nossos queridos filhos, pelo carinho e apoio devotados a um pai marido, que fez da advocacia um verdadeiro sacerdócio, sacrificando, muitas vezes, o aconchego familiar”.

Senhores, tenho orgulho de ser egresso da Universidade Federal do amazonas, tendo ali me bacharelado na turma de 1988. Desde então abracei com tenacidade o dia a dia da advocacia, passando a atuar paralelamente na Justiça Eleitoral, tendo acompanhado de perto toda a transição que colocou esta especializada na era do sistema de votação eletrônico e seu recadastramento biométrico.

“Por fim, encerro minha palavras declarando que recebo com muita serenidade esta nova missão, rogando ao bom Deus para que me conceda lucidez e coragem para aplicar com responsabilidade e sabedoria a verdadeira e tão almejada justiça. Este é o meu compromisso. Muito obrigado”.

Dando encerramento à solenidade, o desembargador Yedo Simões proferiu suas palavras:

“A sua chegada a esse tribunal muito nos honra envaidece, pois sabemos que estamos acolhendo um advogado militante no foro de Manaus, que tem sido aclamado por sua advocacia correta, sua postura de homem público, e na advocacia vossa excelência já serviu na seara eleitoral e muito tem contribuído para a melhoria das nossas decisões. Quero dizer a Vossa Excelência que este plenário está muito honrado com sua presença, e naturalmente que vossa excelência irá trazer mais brilhantismo às decisões desse plenário”.  

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido