Voto Consciente: alunos da Escola IDAAM recebem palestra do TRE-AM

Voto Consciente: alunos da Escola IDAAM recebem palestra do TRE-AM

eje-palestra-teatro

A Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE/AM) ministrou, na manhã desta sexta-feira (11), no Teatro Manauara, uma palestra sobre o “Voto Consciente” para cerca de 500 alunos da Escola IDAAM, com a finalidade de desenvolver a formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política.

Com um auditório lotado de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, o servidor do TRE, Ruy Wanderley, falou - de forma dinâmica e descontraída - sobre a importância de votar em candidatos que demonstrem aptidão para os cargos que pleiteiam e que não tenham nenhum envolvimento em casos de corrupção. A apresentação tratou ainda sobre cidadania, deveres e direitos do cidadão.

Em uma de suas falas, pontuou Wanderley: “O povo é o pilar de qualquer democracia. O país passa por um momento muito complicado e a saída está na democratização dessa consciência do nosso povo para a participação, de forma consciente, do processo eleitoral”.

Ruy alertou os jovens para uma missão muito importante durante as eleições deste ano: o combate ao fenômeno conhecido como "fake news", ou seja, notícias falsas que se espalham pela internet. "Este recurso é maléfico para a sociedade e já foi utilizado em outras eleições, no Brasil e em outros países. Vocês tem informações suficientes para combater este tipo de prática".

Presente no evento, o Coordenador da Escola Judiciária e Analista Judiciário do Tribunal, Fued Cavalcante Semen Filho, comentou: “Essa campanha tem importância ímpar, tendo em vista que teremos eleições em outubro e temos que aflorar na juventude, na consciência de todos nós, enquanto eleitores, a importância do voto, do exercício conscientes desse dever, para que possamos fazer as melhores escolhas e obter os frutos dessas escolhas”.

A Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas tem por finalidade, dentre outras, o desenvolvimento de ações institucionais de responsabilidade social e de projetos de educação para a cidadania política, o que o faz por meio de palestras de conscientização em escolas ou outros espaços públicos ou privados.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido