TRE-AM se reúne com Facebook e Whatsapp

TRE-AM se reúne com Facebook e Whatsapp

Reunião com representantes do Facebook e Whatsapp, em 09.07.2018

O Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, as Juízas que compõem a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, Dras. Anagali Marcon Bertazzo, Andréa Jane Silva de Medeiros e Rebeca de Mendonça Lima, o Comitê de Prevenção e Combate às Fake News, presidido pela Dra. Ana Paula Serizawa, Juíza Membro do Pleno do TRE-AM, assim como membros dessas comissões e o Diretor Geral, Julio Briglia, além do Secretário de TI do TRE-AM, Rodrigo Camelo, reuniram-se com os representantes do Facebook, Rodrigo Martins e Rebeca Garcia e a Gerente Global do Whatsapp para demandas de justiça,  Keyla Maggessy.

A reunião teve por finalidade discutir e esclarecer pontos acerca da operacionalização do cumprimento de mandados judiciais, desde a retirada de postagens, bem como a identificação dos autores para a devida responsabilização. Os representantes do Facebook alertaram que as denúncias podem ser feitas pelos usuários na própria plataforma da rede social, e que não existe anonimato na rede, já que sempre há como identificar a máquina onde foi feita a postagem, e que já há jurisprudência indicando a responsabilização do usuário a partir dessa identificação.

Mesmo para o Whatsapp, a criação de uma mensagem gera um “hash”, que é uma série numérica que funciona como identidade digital, que permite o rastreamento da origem do material, mesmo após vários compartilhamentos.

Os representantes das mídias sociais assinalaram ainda, que, com a finalidade de combater a disseminação de notícias falsas, estão estabelecendo parcerias e apoiando as instituições e agências de checagem de notícias.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido