Desembargador João Simões preside 2ª reunião do GGI

Desembargador João Simões preside 2ª reunião do GGI

foto-reuniãoggi-26-07-tre-am
Desembargador João Simões preside 2ª reunião do GGI

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reuniu-se, nesta quinta-feira (26/7), com os representantes das Forças de Segurança para tratar do Plano de Ação para as Eleições Gerais 2018. A finalidade do encontro visa a garantir uma eleição segura, a ordem pública, além da segurança dos magistrados, servidores e colaboradores a serviço da Justiça Eleitoral em todo Estado. 

Como de costume, efetivos das polícias Federal, Civil e Militar, bem como das Forças Armadas estarão à disposição do Tribunal para combater crimes eleitorais e coibir excessos que possam comprometer a higidez do processo democrático.

Sobre a importância do GGI, disse o presidente, desembargador João Simões:

“Nossa função de presidir as eleições se reveste de muita responsabilidade, pois, além da organização dos preparativos para o pleito, estamos reunidos com todas as forças de segurança, em busca da garantia da lei da ordem para que as eleições transcorram num ambiente pacífico, a fim de que o eleitor possa sair de sua casa, ir a sua seção eleitoral e depositar o seu voto de forma livre e consciente.

Sobre a reunião de hoje, fez um balanço positivo: “Hoje demos mais um passo muito importante, praticamente o arranjo final, que é verificar em cada um dos municípios do Amazonas o quantitativo necessário de forças de segurança para preservar a lei e a ordem durante o processo eleitoral”.

GGI e as Forças de Segurança

Compete aos integrantes do GGI monitorar e dar solução imediata a qualquer tipo de ocorrência que venha a interferir no processo eleitoral (votação, apuração e totalização de resultados). Cada membro do GGI tem funções específicas. A Polícia Federal, por exemplo, tem como competência coordenar as atividades de inteligência e impedir a prática de ilícitos eleitorais.

Ao Exército cumpre a função de resguardar os locais de votação e as urnas eletrônicas, atribuição esta desempenhada, concomitantemente pela Polícia Militar. A Polícia Civil atua, contingencialmente, em apoio à Polícia Federal e coíbe o transporte ilegal de eleitores, enquanto os serviços de prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de votação, apuração e totalização, está o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar. Na coordenação do trânsito, principalmente em pontos de congestionamento, estão os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador João Simões, o Capitão de Mar e Guerra e Chefe do Estado Maior, Dalmir Madalena Júnior (9º Distrito Naval), o Chefe do CCOP/CMA, General de Brigada Algacir Antônio Polsin e o Major André Luiz de Melo Franco - Adjunto de Operações – CCOP/CMA, o Chefe da Seção de Controle de Operações Aéreas Militares, Cel. AV. R1, Gildo Alves de Melo Junior. Compareceram, também, as Juízas da Fiscalização da Propaganda Eleitoral, Dra. Anagali Marcon Bertazzo, Dra. Rebeca de Mendonça Lima e Dra. Andrea Jane Medeiros, o Delegado da Policia Federal, Dr. Fábio Sandro Pessoa Pegado, o Secretário de Segurança Pública, Cel. Anézio Brito de Paiva, o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Mariolino Brito dos Santos, o Cel. Josemar Santos (Corpo de Bombeiros) e o Secretário Executivo da Defesa Civil, Cel. Fernando Paiva Pires e o Diretor Geral do TRE-AM, Júlio Bríglia.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido