TRE-AM orienta sobre prestação de contas para as Eleições deste ano

TRE-AM orienta sobre prestação de contas para as Eleições deste ano

treinamento-prestação de contas-tre-am

Mais de 80 pessoas entre representantes partidários, administradores financeiros de campanhas, contadores e advogados compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), neste sábado (18), para participar do Treinamento sobre Prestação de Contas para as Eleições 2018. O evento acontece no plenário do TRE, fruto de uma parceria da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) com a Coordenadoria de Controle Interno (CCI).

“O objetivo do curso é orientar os participantes sobre a arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais e prestação de contas nas eleições deste ano”, explicou Maria Fabiana da Costa Rodrigues, chefe da seção de contas eleitorais e partidárias.

Para estas eleições, os processos de prestação de contas serão totalmente digitais devido à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Outra novidade é a necessidade de os diretórios municipais dos partidos políticos prestarem contas, ainda que se trate de eleições gerais.

Quanto à arrecadação de recursos de campanha, um dos destaques do seminário foi a instituição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o fundo eleitoral, introduzido na legislação eleitoral pela reforma de 2017. Já em relação aos gastos, foram elencados os itens excluídos do rol de gastos eleitorais.

O seminário teve o objetivo de especificar, ainda, os principais pontos do funcionamento do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), o procedimento de envio das contas e o modo de exame pelo sistema. Este, por exemplo, cruza certos dados para identificar irregularidades, como fornecedores sem capacidade operacional e doadores sem capacidade econômica.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido