Justiça Eleitoral promove campanha Jovem Eleitor

Justiça Eleitoral promove campanha Jovem Eleitor

FOTO_campanha_jovem_eleitor
Justiça Eleitoral promove campanha Jovem Eleitor

Começou a ser veiculada nesta semana, nas emissoras de rádio e televisão, campanha da Justiça Eleitoral que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições brasileiras.

A campanha convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que está ocorrendo desde o dia 06 de novembro e segue até o dia 10 em todo o país.

O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 7 de outubro de 2018 (data do primeiro turno das eleições gerais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.

Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem agende seu atendimento pelo site do TRE (www.tre-am.jus.br). Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Gerais de 2018 podem fazer seus alistamento eleitoral até de maio do ano que vem (até 151 dias antes do pleito), conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.

Últimas notícias postadas

Recentes