Medalha do Mérito Eleitoral é concedida pelo TRE-AM a personalidades

Medalha do Mérito Eleitoral é concedida pelo TRE-AM a personalidades

Medalha do Mérito Eleitoral 13.12.17

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral do Amazonas a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral do Amazonas.

Foram homenageados Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o Conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, o Desembargador Manuel Neuzimar Pinheiro, que exerceu a presidência do TRE-AM, de 1986 a 1988, Desembargador Lafayette Carneiro Vieira, Presidente do TRE-AM entre 1992 e 1995, Desembargador Djalma Martins da Costa, Presidente do TRE-AM no período de 1995 a 1996, Desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima, que foi Presidente do TRE-AM entre 1996 e 1998, Desembargador Arnaldo Campello Carpinteiro Peres, Presidente do TRE-AM de 1998 a 2000, Desembargador Roberto Hermidas de Aragão, que Presidiu o TRE-AM de 2000 a 2002, Desembargador Alcemir Pessoa Figliuolo, Presidente do TRE-AM no período de 2002 a 2004, Dra. Sanã Nogueira Almendros de Oliveira, Juíza da 15ª Vara Juizado Especial Criminal, Dra. Andrea Jane Silva de Medeiros, Juíza da 1ª Zona Eleitoral, Dra. Anagali Marcon Bertazzo,Juíza da 40ª Zona Eleitoral, Dra. Maria Basilia Ladeira Luniere, Ex-Diretora Geral do TRE-AM, Sra. Cristina Calderaro, presidente da Rede Calderaro de Comunicação, Sr. Abdul Rasac Hauache Neto, Membro da Diretoria da TV Em Tempo, Sr. Felipe Houat de Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Sra. Maria Nazaré de Águila,   Chefe de Cerimonial do Governo do Estado do Amazonas, Sr. Jose Eisenhower de Sousa Dias, Chefe de Cartório da 62ª Zona Eleitoral,  Sr. Rodrigo Pinto de Carvalho, Coordenador de Infraestrutura do TRE-AM, Sr. Marcelo Jodson Sussuarana Lira, Chefe da Seção de Logística do TRE-AM, Sra. Marcela Cristina Gomes dos Anjos, Servidora do Gabinete da Secretária de Administração do TRE-AM, Sra. Rosinele Saraiva Soares, Coordenadora de Orçamento e Finanças do TRE-AM e Sr. Fábio da Silva Vieira, Chefe da Seção de Pagamento do TRE-AM.

 O Desembargador Manuel Neuzimar Pinheiro, falando em nome dos demais agraciados, agradeceu ao Presidente, Desembargador Yedo Simões, pela honraria, salientou a importância de manifestar a gratidão e destacou, entre os laureados, as Desembargadoras Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e Marinildes Costeira de Mendonça Lima, “face à crescente consolidação da mulher no papel que lhe cabe na sociedade moderna”. Contou ainda sobre seus esforços para a conclusão das obras do edifício-sede do TRE-AM, agradecendo pela ajuda recebida do Ministro Neri da Silveira, à época presidente do TSE e ao apoio do Governador Amazonino Mendes, à época, como hoje, governador do Amazonas.

 O Desembargador João Simões, Vice-Presidente e Corregedor do TRE-AM, saudou aos presentes e disse que “a justiça eleitoral, por suas peculiaridades, é construída, diariamente, pela abnegação de pessoas como estes que hoje recebem a mais alta honraria deste Regional”. Ressaltou ainda que “outorgar a Medalha do mérito eleitoral é reafirmar o compromisso de todos os que compõe esta Corte com o principal objetivo buscado pela Justiça Eleitoral, qual seja, a democracia plena e livre de amarras” e asseverou: “jamais esqueceremos daqueles que foram e são importantes para a construção de uma Justiça eleitoral cada vez mais forte e mais atuante”.  Após nominar todos os homenageados, agradeceu e ressaltou que o recebimento do Selo Ouro do CNJ, que ressalta o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho, em concomitância com a realização de eleições suplementares que, “no maior estado da federação brasileira, permeado por rios e igarapés é tarefa árdua e grandiosa, a qual tem sido diuturnamente enfrentada por esta Corte regional, com a indispensável colaboração de outros órgãos”. Agradeceu ainda à Desembargadora Presidente da Corte Eleitoral do Pará, bem como a seu Secretário de Tecnologia da Informação, pelo apoio dado durante a eleição deste ano. Agradeceu também ao Presidente do TCE e à imprensa, representada pelos Diretores da Rede Calderaro de Comunicação e da TV em tempo, homenageados nessa solenidade.

 O Presidente do TRE/AM, Desembargador Yedo Simões, ressaltou as palavras do Ministro Gilmar mendes, que definiu a Justiça Eleitoral como “a Justiça que dá certo” e ressaltou o trabalho de magistrados e servidores, bem como o trabalho de milhares de voluntários e das forças de segurança, além dos demais órgãos, que fazem com que o processo eleitoral receba tal reconhecimento.  O Desembargador disse que “o reconhecimento aos senhores e senhoras hoje homenageados, além de representar um ato de justiça, é também um merecido destaque à honrosa atividade exercida por cada um de vocês, esta permeada de relevante espírito público, de exemplo positivo e inspirador”. Ao declarar que reitera as palavras do Desembargador João Simões, acrescentou: “estou muito honrado em presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e poder conduzir esta justa homenagem”.

 Conforme a Resolução TRE-AM nº. 9 de 2010, a Medalha do Mérito Eleitoral destina-se a homenagear personalidades e entidades que por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, mereçam a especial distinção. A outorga é decidida mediante um processo individual e por indicação do presidente, vice-presidente e outros juízes membros da Corte Eleitoral, que partem do pressuposto de que a contribuição de autoridades e entidades feita à sociedade, através da Justiça Eleitoral, deve ser reconhecida por meio da concessão anual desta comenda.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido