TRE-AM conclui biometria no Careiro

Término da Biometria no Careiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, na manhã de hoje (26), o encerramento dos trabalhos de recadastramento com coleta de dados biométricos no município de Careiro Castanho (23ª Zona Eleitoral).

A solenidade de encerramento aconteceu às 10h da manhã, no Cartório Eleitoral. Representando a presidência do TRE-AM, o Secretário de Tecnologia da Informação, Messias Andrade, iniciou seu discurso: “Com essa cerimônia, nós estamos encerrando, oficialmente, a biometria no Careiro. Quero dizer a todos que esta foi uma empreitada bastante difícil, devido às particularidades da nossa região, bem como por conta da dificuldade que tivemos de selecionar servidores e estagiários. Aproveito a oportunidade para agradecer ao prefeito que, durante todo o recadastramento, foi um grande parceiro nosso. Não posso deixar de mencionar que, no dia 26 de fevereiro, alcançamos a nossa meta de 80% dos eleitores devidamente recadastrados, que é a meta estabelecida pelo TSE e hoje estamos fazendo o encerramento com 87% dos eleitores revisados pela biometria”.

 

Na ocasião, fez questão de agradecer aos servidores do Cartório, colaboradores e estagiários: “Queria agradecer particularmente aos estagiários e aos servidores da prefeitura que tiveram um comprometimento muito grande, e ao servidor deste Cartório, o colega Pablo, os quais realmente fizeram um trabalho de qualidade”.

Dada a palavra a Juíza Eleitoral de Careiro, Dra. Sabrina Ferreira, a mesma ressaltou que: “Quero ressaltar a importância desse trabalho realizado aqui no município de Careiro. Desde que assumi a titularidade desta zona, fui procurada pelas autoridades locais que me indagaram sobre a possibilidade de fazermos um trabalho como este. E de fato foi feito da melhor maneira possível, através da biometria e de forma muito organizada. Ressalto que continuaremos com este rigor nos trabalhos, principalmente nos pedidos de alistamento e da transferência eleitoral, para que eleitores que não sejam deste município não possam votar aqui, muito menos decidir os rumos do município”.

 

Ao final, fez alguns agradecimentos: “Agradeço à prefeitura por todo apoio cedido, disponibilizando pessoal, entre servidores e estagiários, e agradeço também aos servidores do cartório. Todos estão de parabéns pelo trabalho exitoso”.

Convidado pela magistrada local, o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior compareceu ao evento e disse: “Fui, durante 24 anos, do TRE-AM e sei da competência dos servidores da TI no desenvolvimento desse trabalho de extrema importância para o eleitorado de Careiro Castanho. Quero agradecer ao prefeito por todo apoio dado ao Judiciário eleitoral. Faço questão de agradecer também aos servidores, estagiários e colaboradores que se empenharam para que este trabalho se desse de maneira tão proveitosa".

 

Para fazer o encerramento da solenidade, foi dada a palavra ao prefeito de Careiro, Sr. Hamilton Alves Villar: em primeiro lugar, registro algumas palavras de agradecimento. Quero agradecer primeiro a Deus por ter nos permitido este momento. Foram alguns meses de intenso trabalho. Os moradores vieram de suas comunidades, mesmo com a seca muito intensa. Muito também vieram dos ramais e, graças a Deus, não houve nenhum incidente. Quero agradecer ao judiciário eleitoral por não ter medido esforços para realizar esse trabalho. Finalmente, agradeço aos nossos funcionários e estagiários que, dia após dia, estavam na luta, atendendo ao publico que compareceu. Por fim, ressalto que tudo que fizemos, fizemos muito bem feito e, graças ao empenho de todos, já estamos com quase 19 mil eleitores recadastrados.

 

Careiro contava, no início da biometria, com 21.365 eleitores, dos quais mais de 50% estavam localizados na zona rural. Ao todo, foram instalados no cartório 10 kits biométricos com capacidade para atender 200 pessoas por dia. Nos mesmos moldes do que ocorreu em Autazes, concluída revisão no Careiro [no final da tarde de hoje], o processo contendo os dados do recadastramento será encaminhado pela Juíza Eleitoral ao Ministério Público. Após a análise do MPE, retorna ao Cartório e, em seguida, será enviado à Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas para homologação do resultado pelo Pleno. Somente após esse trâmite, os títulos dos eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico serão cancelados.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido