Desembargadora Socorro Guedes participa do VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais

VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais

A Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes, participa, nesse momoento, do VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, deu início ao Encontro, que acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18) no TSE, tem como tema “Igualdade de Gênero e Democracia”.
Participam do evento representantes de organismos eleitorais dos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos e Canadá. O encontro também conta com representantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) brasileiros.
“Nós temos a expectativa de poder contar com comentários e reflexões de todos os convidados internacionais e também dos representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, para que possamos fazer uma análise crítica do atual cenário político-eleitoral brasileiro”, afirmou a Ministra Luciana Lóssio.
A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, destacou que a troca de experiências é uma forma de encontrar novos caminhos e soluções para problemas permanentes do sistema democrático.
Ainda durante a abertura do VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais, o presidente do TSE fez questão de destacar a importância histórica do Poder Judiciário para o empoderamento das mulheres no Brasil.
O ministro lembrou que foi o Judiciário brasileiro que garantiu o direito ao voto às mulheres e também o direito de serem candidatas, antes mesmo da aprovação do Código Eleitoral de 1932.
Por fim, Dias Toffoli destacou a presença feminina na Justiça Eleitoral, em contraponto com a defasagem de mulheres no parlamento brasileiro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido