Empossados novos juízes do TRE-AM

Novos Juizes TRE-AM 2

Em sessão solene ocorrida na tarde de hoje (18), tomaram posse, como membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe de jurista, o advogado Felipe dos Anjos Thury e, na classe dos magistrados federais, a Dra. Marília Gurgel de Paiva e Sales.

No início da sessão, presidida pelo desembargador Yedo Simões, formou-se a Corte do Tribunal, pelo vice-presidente e corregedor, desembargador João Simões, pelos membros, Dr. Henrique Veiga Lima, Abraham Peixoto Campos Filho e Márcio Rys Meirelles de Miranda,  além do procurador regional eleitoral, Dr. Victor Riccely Lins Santos.

Após a execução do Hino Nacional, a Dra. Marília Gurgel de Paiva e Sales leu o compromisso regimental e assinou o termo de posse, no que foi seguida pelo Dr. Felipe Thury para o mesmo ato.

Palavras do Dr. Felipe dos Anjos Thury

 

Após a assinatura do termo de posse, o jurista Felipe Thury proferiu seu discurso:

“Quando cheguei aqui hoje, tive certeza de que estava correto em minha decisão, de não proferir um discurso eloquente, com palavras rebuscadas e longo, no intuito de prestigiar todos os que aqui se encontram presentes. Preferi falar de improviso, porém, com as palavras advindas do meu coração.

(...)

É com alegria e satisfação que hoje abraço a oportunidade de integrar, na qualidade de membro titular, pela classe dos advogados, tão honnrada, respeitada e conceituada Corte Eleitoral do nosso Estado. A tarefa é árdua, complexa, mas com dedicação, foco, disciplina e com as bênção de Deus, conseguiremos lograr êxito.

 

Saudação aos advogados

Dirigindo-se aos advogados presentes na cerimônia, afirmou Felipe Thury:

"Quero aqui fazer uma saudação especial aos advogados, pois vindo da classe, não poderia deixar de me posicionar.

Tenham certeza de que os senhores continuarão com todo o prestígio e importância que possuem, pois são os responsáveis por impulsionar a justiça. Não há justiça sem advogado, este é indispensável para sua administração. Advogado respeitado, cidadão valorizado. É de suma importância que os direitos e prerrogativas dos advogados sejam respeitados e serei um lutador incansável para que isso diariamente se concretize.

Quero fazer uma saudação também aos advogados que comigo concorreram na lista tríplice, Dr. Délcio dos Santos e Dr. Marcelo Semen, advogados do mais alto quilate, competentíssimos em suas atividades e detentores de todos os requisitos para ocuparem tão importante e significativo cargo. Desejo sorte e sucesso aos mesmos e que no futuro possam fazer parte do quadro do TRE.

Ao final, Dr. Felipe Thury dedicou suas palavras à família, a quem fez questão de agradecer pela educação recebida ao longos dos anos: “Meu pai e minha mãe foram os responsáveis por isso, pois me proporcionaram o melhor tesouro do mundo, algo que jamais poderemos calcular em cifrões, chama-se educação, base familiar, princípios norteadores de uma bela e produtiva formação, muito diálogo e doses diárias de bons exemplos”.

Palavras do presidente do TRE-AM

 

Em nome dos membros da Corte, o presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, deu as boas vindas aos novos colegas, salientando as qualidades dos empossados:

"Coube-me a honrosa tarefa de saudar a chegada dos dois novos membros deste regional, a Dra. Marília Gurgel de Paiva, juíza federal, e o advogado Dr. Felipe dos Anjos Thury, que se efetiva neta sessão.

É deveras importante esse momento. Recebemos nesta casa o reforço de duas inteligências dedicadas à vida pública.

A dra. Marília Gurgel de Paiva e Sales, que vem de uma trajetória brilhante na área jurídica, desde o seu primeiro emprego pública como analista judiciária do Tribunal Regional do Trabalho, depois Procuradora do Estado do Amazonas, promotora de justiça também do Amazonas e por ultima, Juíza federal lotada na sessão judiciária deste Estado, onde também exerce a função de diretora do Foro e Coordenadora do Núcleo de Conciliação.

O Dr. Felipe dos Anjos Thury, jovem e brilhante advogado, pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, título obtido junto ao Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas – CIESA/AM. Pós-graduado em Direito – Ciências Jurídicas, título obtido pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais e mestrando em Direito pela Instituição Fórum/UAL – Centro de Formação, Estudos e Pesquisas pela Universidade Autônoma de Lisboa.

 

O assento dessas duas inteligências na Corte do Tribunal Regional Eleitoral , efetivamente contribuirá com o debate democrático das questões resultantes dos atos dos agentes políticos, que  a Justiça Eleitoral, por imperativo constitucional, tem o dever de se posicionar como guardiã da democracia, ao fazer respeitar as regaras do processo eleitoral.

A Justiça eleitoral só tem a ganhar com a chegada de Vossas Excelências. Como disse anteriormente, a Dra. Marília de experiência já consolidada no exercício da judicatura, e que agora irá emprestar sua inteligência e sua capacidade à Justiça Eleitoral.

O jovem advogado, Dr. Felipe Thury, que se destaca entre os da sua geração. Jovem de promissora carreira, que traz no DNA o exemplo de seu avô, o saudoso Promotor de Justiça do Amazonas, Dr. Altair Thury, que tem o seu nome gravado na história jurídica deste Estado, e de seu pai, meu estimado colega, desembargador Aristóteles Lima Thury (...)”.

 

Vossa Excelência, Dr. Felipe com certeza absoluta saberá honrar a tradição de sua família, e muito contribuirá com este regional, na difícil tarefa de dirimir os conflitos que lhe chegarem as mãos.

Concluindo a cerimônia, o presidente do TRE, Des. Yedo Simões, disse ter certeza de que a passagem de ambos os membros será coroada por pleno êxito:

“Sua presença e da eminente magistrada federal, Dra. Marília, nesta Corte, ao lado dos demais membros que compõem este colegiado, representam a certeza de uma prestação jurisdicional equilibrada, séria e destemida, como deve ser a atuação daqueles que têm a missão de julgar”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido