Dídimo Santana e Marília Gurgel se despedem da Corte do TRE-AM

Dídimo Santana e Marília Gurgel se despedem da Corte do TRE-AM

pleno-despedida
pleno-despedida

A sessão plenária desta quarta-feira (20), no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, foi marcada pela emoção da despedida dos juízes-membros da Corte, Dr. Dídimo Santana Barros Filho e da Dra. Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, cujos biênios se encerram nos dias 22 e 24-04, respectivamente.

Os trabalhos de ambos como juízes da Corte teve aprovação unânime dos integrantes do Tribunal, manifestada nos discursos durante a sessão de hoje. Iniciando a singela homenagem ao Dr. Dídimo Santana, a presidente do Tribunal, desembargadora Socorro Guedes Moura, enalteceu a atuação do magistrado:

“Foi belíssimo o trabalho desempenhado por Vossa Excelência nesta Corte. Para mim, foi um prazer imenso dividir esse tempo com Vossa Excelência, uma experiência enriquecedora. O senhor demonstrou grande capacidade técnica, lealdade e compromisso com a toga”.

Em seguida, o membro do Pleno, Dr. Henrique Veiga, prestou suas homenagens ao Dr. Dídimo Santana. Ressaltou que a carreira do homenageado é marcada pela honra e pela ética, e falou do legado deixado pelo colega:

“O brilho a que me refiro não pôde ser observado apenas em sua atividade judicante, mas também em sua atuação como diretor da escola, onde teve oportunidade de organizar grandes eventos, um legado para a Justiça Eleitoral do Amazonas”.

A competência do julgador, a alegria constante e a firmeza de caráter foram lembradas pelo vice-presidente e corregedor, desembargador João Mauro Bessa, que ainda pontuou características como “personalidade de pessoas que tem segurança dentro de si”.

A atuação do juiz Dídimo Santana como diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) foi lembrada, mais uma vez, pelo Procurador da República, Dr. Leonardo de Faria Galiano, que pontuou a qualidade dos votos apresentados pelo juiz. Destacou tambem o bom humor, a calma e a serenidade como as maiores qualidades do magistrado na atuação jurisdicional.

Representando a OAB/AM, o Advogado Daniel Nogueira pediu para se manifestar na despedida do magistrado. Demonstrando admiração pelo trabalho do juiz e utilizando adjetivos como competência, imparcialidade e seriedade para descrever o desempenho do homenageado, afirmou:

“O senhor encerra este ciclo com o mais elevado respeito dos advogados. Temos uma grande admiração pelo seu trabalho, vimos o esforço do senhor à frente da Escola para contribuir com o conhecimento da classe dos advogados”. E disse mais: “Quero destacar aqui o tratamento que Vossa Excelência dispensa a todos os advogados que militam na justiça eleitoral. Acho importante esse registro, dadas as críticas que, por vezes, sofrem os magistrados. São qualidades como essas que devem ser ressaltadas”.

Emocionado, o magistrado Dídimo Santana agradeceu as homenagens e disse ter se apaixonado pela Justiça Eleitoral desde o primeiro contato. “Entrar para a história do Tribunal Regional Eleitoral como membro titular é motivo de muito orgulho. Durante esses dois anos, tive o grande prazer de estar ao lado de colegas que me ajudaram a crescer, em um ambiente de profundo respeito e harmonia. Afirmo que com certeza sentirei saudades”.

Também prestes a concluir seu trabalho na condição de membro suplente da Corte, a Dra. Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales se despediu dos membros do Tribunal. Referindo-se à magistrada, a presidente do TRE destacou as qualidades de Marília Gurgel, definindo-a como uma juíza muita capacitada e serena na prestação jurisdicional. "Honestidade, sobriedade, paciência, dedicação ao trabalho, imparcialidade e respeito às opiniões contrárias”, afirmou a desembargadora.

O membro da Corte, Dr. Márcio Rys, também rendeu suas homenagens à Dra. Marília Gurgel, relembrando a atuação da mesma na Comissão de Apoio aos Juízes Eleitorais, durante as Eleições Gerais de 2014. Referiu-se à juíza, afirmando tratar-se de uma magistrada “dotada de uma extraordinária competência técnica, organização, rara habilidade intelectual e objetividade”.

Depois de agradecer a todos os comentários e elogios dos colegas, Dra. Marília declarou que atuar na Justiça Eleitoral foi uma enorme experiência profissional, pelo fato da diversidade da Corte. Disse ainda que teve um trabalho bem intenso durante o período em que atuou membro do Pleno e agradeceu o aprendizado adquirido perante os pares.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido