Audiência Pública acerca da biometria será realizada em 04.09, sexta-feira

Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral da Amazonas realiza, no próximo dia 04 de setembro (sexta-feira), às 9h da manhã, uma Audiência Pública que marcará o início oficial da biometria em Manaus, no Forum Eleitoral, situado no prédio Anexo do TRE-AM (Av. André Araújo, S/N, Aleixo, próximo a SEFAZ).

A Audiência Pública, que abordará a importância do voto biométrico para a transparência e segurança do processo eleitoral, será presidida pelo Dr. Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro, Juiz da 31ª Zona Eleitoral, e contará com a presença da Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes Moura, do Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador João Mauro Bessa e da Diretora Geral, Dra. Cynthia Edwards Mouta.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada mais um grande passo na modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, agregando um valor substancial de segurança a todo o processo, pois coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.

Com isso, Manaus passará a compor o rol de cidades brasileiras que estarão aptas a votação biométrica nas Eleições municipais em 2016. Além disso, estará pronta para a receber a emissão do novo modelo nacional de identidade civil unificado, o RIC.

Os procedimentos para o cadastro

Os procedimentos para o cadastro é o seguinte: o eleitor cadastra os dez dedos, tira uma fotografia e cadastra a assinatura digitalizada. Somente serão usados para autenticação na hora de votar quatro dedos: os polegares e indicadores. É possível começar com qualquer dedo. Resolução do TSE aprovada para a eleição deste ano estabelece até oito tentativas (considerando os quatro dedos). Quem vota após identificação biométrica não precisa assinar a folha de votação.
INFORMAÇÕES SOBRE A BIOMETRIA

Prazo para comparecimeto: 03/09/2015 a 26/02/2016, APÓS O DEVIDO AGENDAMENTO PARA ATENDIMENTO nos postos disponíveis no sítio do Tribunal Regional Eleitoral Amazonas, endereço www.tre-am.jus.br;

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 07:30 às 17:30 horas, exceção aos postos de atendimento em funcionamento nos PAC’s cujo horário de funcionamento se dará das 08:00 às 17:00 horas;

DOCUMENTAÇÃO QUE O ELEITOR DEVERÁ APRESENTAR PARA COMPROVAR SUA IDENTIDADE:

- Titulo de eleitor (original);
- Documento oficial com foto que comprove sua identificação: Carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei federal, certificado de reservista, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, etc.
- Cadastro de pessoa física – CPF (original).

DOCUMENTAÇÃO QUE O ELEITOR DEVERÁ APRESENTAR PARA COMPROVAR SEU DOMICÍLIO:

- Conta original atualizada de luz, água, telefone fixo e/ou celular, cartão de crédito e/ou de loja, bem como envelopes de correspondências, em nome do próprio eleitor ou familiar, emitidos ou expedidos nos (03) três meses anteriores ao preenchimento do Requerimento de Alistamento Eleitoral e conter a indicação do CEP;
- Carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU;
- Contrato de aluguel registrado em Cartório;
- Na hipótese do eleitor residir em imóvel alugado, e não possuir contrato de locação firmado expressamente, deverá ser apresentada declaração de residência original, assinada pelo proprietário do imóvel com indicação do número da carteira de identidade (RG) no verso do documento apresentado para comprovação de endereço (conta de luz, água, telefone, etc).
POSTOS DE ATENDIMENTO

1. Central de Atendimento ao eleitor
End: Avenida André Araújo, nº 200, anexo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – Aleixo;

2. Arena da Amazônia
End: Avenida Constatino Nery, s/n – Flores (entrada pela rua entre a Arena da Amazônia e o Sambódromo);

3. Clube do Trabalhador – SESI
End: Alameda Cosme Ferreira, s/n – Coroado;

4. PAC Via Norte
End: Avenida Arquiteto José H Rodrigues, nº 3.760 – Santa Etelvina (Avenida onde está localizado o Centro de realização de teste de habilitação do DETRAN);

5. PAC Cidade do Leste
End: Avenida Grande Circular , nº 288 – Tancredo Neves;

6. Balneário Do SESC (a partir do dia 09.09.2015)
End.: Av. Constantinopla s/nº – Planalto, CEP: 69045-000.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido