TRE-AM dá início ao recadastramento biométrico no Careiro

Biometria Careiro

A partir de hoje, 1º de outubro, eleitores de Careiro que procurarem a Justiça Eleitoral para fazer alistamento, transferência de título, segunda via e atualização dos dados terão todas as suas digitais coletadas.

 

Com o recadastramento biométrico chegando a Careiro, falta muito pouco para que toda a Região Metropolitana de Manaus esteja totalmente coberta pela nova tecnologia de identificação digital, restando apenas Autazes e Silves.

 

Careiro conta, atualmente, com 21.365 eleitores, dos quais mais de 50% estão localizados na zona rural. Ao todo, estão sendo instalados no cartório daquela zona 10 kits biométricos com capacidade para atender, inicialmente, 200 pessoas/dia. Após a fase inicial de testes, o horário de atendimento ao público será estendido, fazendo com que dobre o número de recadastrados/dia, o que permitirá atender todo o eleitorado daquela zona até final de janeiro de 2016.

 

Em razão da dificuldade do sinal de internet, apenas a sede do município será contemplada com um posto de atendimento. Importante ressaltar que comunidades que sofrem com as dificuldades de transportes trazidas pela vazante terão prioridade dentro da programação de atendimento da Justiça Eleitoral.

 

Presente na solenidade, a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, falou sobre a importância da biometria, e das consequências do não comparecimento:

 

“É preciso ter em mente a segurança e a celeridade proporcionadas pelo uso da biometria. Outra grande vantagem para o eleitor será no dia das eleições, com diminuição considerável das filas, posto que bastará o eleitor colocar a sua digital na máquina para ser imediatamente identificado”. “Não há possibilidade de fraudes e nem de equívocos”, destacou a presidente.

 

Sobre as penalidades, frisou:

 

“Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado, o que impede a solicitação de passaporte ou do CPF. Não poderá, ainda, inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, nem obter empréstimos em instituições bancárias federais e estaduais. Ficará, ainda, impedido de receber benefícios do governo (bolsa família)”

 

Estiveram presentes na solenidade a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes Moura, o vice-presidente e Corregedor, desembargador João Mauro Bessa, a Juíza Eleitoral, Dra. Sabrina Cumba Ferreira, o prefeito de Careiro, Hamilton Alves Villar, o vice-prefeito, Nailson Guedes Silva, a Diretora Geral do TRE, Dra. Cynthia Edwards Mouta e o Dr. Messias Andrade, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido